Perguntas Frequentes
POSSO FAZER UMA TELECONSULTA SEM NUNCA TER TIDO CONTACTO COM A UNIDADE DE SAÚDE?
Não. O primeiro passo para a realização de uma teleconsulta é estar inscrito no sistema de informação da unidade. Deverá entrar em contacto com a unidade de saúde para que seja criada uma ficha de cliente. A partir desse momento já poderá realizar teleconsultas.
COMO É FEITA A MARCAÇÃO DA TELECONSULTA?
Neste momento, a marcação de uma teleconsulta é feita sempre através de contacto com a unidade de saúde. Brevemente, a app permitirá o agendamento de consultas de forma autónoma.
EM QUE TELEFONES POSSO USAR A TELECONSULTA?
Pode usar a app num iPhone com iOS 11 ou superior ou Android com versão 5.0 ou superior.
POSSO USAR A TELECONSULTA NUM PC?
Neste momento não. A plataforma de contacto escolhida foi o telefone pois este tipo de dispositivo é o que melhores condições oferece para a realização de uma teleconsulta.
O QUE É QUE EU FAÇO NA HORA EM QUE TIVER A CONSULTA AGENDADA?
Uns minutos antes da hora da sua consulta, a aplicação emitirá uma notificação. Clique nessa notificação e a aplicação dará as instruções acerca do pagamento da consulta e dos canais de comunicação que pretende usar (apenas áudio ou também vídeo).
O MÉDICO PODE PRESCREVER-ME MEDICAMENTOS E EXAMES DURANTE A TELECONSULTA?
Sim. O médico poderá fazer todo o tipo de prescrições que faria numa consulta presencial. Os documentos de prescrição serão assinados digitalmente e enviados para si por e-mail.
DURANTE A CONSULTA POSSO CAPTURAR FOTOGRAFIAS PARA ENVIAR AO MÉDICO?
Sim, a app contém uma função que permite tirar uma fotografia e enviá-la ao médico. A captura de fotografias só pode ser realizada por si. O médico não consegue ordenar uma captura de fotografia.
DURANTE A CONSULTA POSSO ENVIAR DOCUMENTOS AO MÉDICO?
Sim. Pode obter uma fotografia previamente gravada no seu telefone e enviar para o médico.
ONDE FICAM ARMAZENADOS OS DADOS QUE PARTILHO COM O MÉDICO?
Os dados que partilhar com o médico serão gravados no seu processo clínico da unidade de saúde. Não haverá informações soltas e armazenadas em sistemas diferentes. Todos os dados são tratados com o rigor e segurança exigida pelo RGPD.
COMO SERÁ PAGA A TELECONSULTA?
Neste momento, a teleconsulta deverá ser paga através da referência MB presente na fatura que lhe foi enviada previamente por e-mail pela unidade de saúde. Brevemente, a app permitirá que o pagamento seja feito através de MBWAY ou cartão de crédito.
O VÍDEO E ÁUDIO DA TELECONSULTA SÃO GRAVADOS?
Não. Não existe gravação do vídeo ou áudio das teleconsultas. Toda a comunicação é protegida e existe sigilo total entre si e o médico, tal como acontece numa consulta presencial.